Sustentabilidade

Aumentar o plantio de arvores nas cidades pode ajudar muito no combate à poluição urbana

Um estudo, publicado recentemente no jornal Ecological Modelling, mostra a importância de áreas verdes no equilíbrio ambiental.

Publicada em 14/01/2021 - 105 visualizações

por Ecological Modelling


Compartilhe
Compartilhar a notícia Aumentar o plantio de arvores nas cidades pode ajudar muito no combate à poluição urbana  Compartilhar a notícia Aumentar o plantio de arvores nas cidades pode ajudar muito no combate à poluição urbana  Compartilhar a notícia Aumentar o plantio de arvores nas cidades pode ajudar muito no combate à poluição urbana

Link da Notícia:

Aumentar o plantio de arvores nas cidades pode ajudar muito no combate à poluição urbana

Os pesquisadores da Universidade Parthenope, de Nápoles, na Itália, responsáveis pela pesquisa, descobriram que aumentando o plantio de árvores em 20% em grandes cidades pode-se dobrar os efeitos benéficos das plantas ao meio ambiente e aos habitantes. Esses efeitos positivos incluem redução da poluição no ar e na água e das emissões de carbono.

O estudo

Dez grandes cidades foram estudadas por Theodore Endreny e sua equipe: Pequim, Buenos Aires, Cairo, Istambul, Londres, Los Angeles, Cidade do México, Moscou, Mumbai e Tóquio. “Trabalhando em grandes cidades, alcançamos as maiores áreas urbanas e de população, o que nos permitiu atingir uma alta eficiência na prestação de serviços, melhorando o bem-estar humano e a biodiversidade”, explica Theodore Endreny.

Foram considerados aspectos como as espécies arbóreas, a população humana, a poluição no ar e o uso de energia.

Foi observado que florestas urbanas ocupam, em média, 20% da área de cada uma das 10 cidades, que têm o potencial para dobrar a cobertura arbórea e mudar consideravelmente a vida dos habitantes.

A partir daí a equipe montou um modelo de cobertura vegetal para cada cidade e concluiu que a ação duplicaria efeitos positivos para a população, como a redução de poluição do ar, economia de energia e fornecimento de alimentos. Além disso, os efeitos positivos poderiam render aproximadamente US$ 500 milhões por ano.

“Com o aumento das árvores, essas pessoas vão ter a limpeza imediata do ar ao redor. Vão receber esse resfriamento direto da árvore, até comida e outros produtos. Existe potencial para aumentar a cobertura das florestas urbanas em nossas megacidades, e isso faria com que elas ficassem mais sustentáveis, se transformassem em melhores lugares para viver”, aponta Theodore Endreny.

Participação da população

Theodore Endreny, autor do estudo italiano, ressalta que as autoridades precisam mudar a percepção quanto ao uso de recursos naturais de forma a, dentro do possível, trazer sustentabilidade às cidades.

Porém, segundo o cientista, esse tema deve ser abordado de forma generalizada. “Todos podem agir para aumentar as áreas da floresta urbana das cidades, não apenas os planejadores”, defende.

Quando a população possui consciência ambiental e os meios para ação, o espaço urbano pode se tornar um ambiente muito mais agradável devido aos comprovados efeitos positivos de mais áreas verdes nas cidades.

A conscientização ambiental pode ser alcançada por meio de ações de Educação Ambiental em eventos e nas escolas, além daqueles exigidos por lei para empreendimentos que causam impacto ambiental significativo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (81)998723401

Visitas: 23425
Usuários Online: 61
Copyright (c) 2022 - bigUPlay
Converse conosco pelo Whatsapp!